sábado, junho 05, 2010

Mas que...

...Só faltava esta...

A Câmara Municipal de Vila do Porto foi comprada pela Google!

Só pode! Se não acreditam vejam lá o novo logo da nossa câmara:


Hum... pois, soube agora que afinal não foi... Engano meu, mas podia jurar que...

..que já tinha visto uma coisa com essas cores...

Mas pode ter sido engano meu...

Enfim....
Mas realmente com uma paleta de cores como esta

e 5 minutos em mão fazia-se qualquer coisa assim:

...assim...
... ou até mesmo assim...

Se fosse um míudo de 4 anos!

Mas NUNCA isto:

Para símbolo dum Município de uma Ilha que se quer projectar como um lugar atractivo para potenciais visitantes e investidores.

Em suma... Até é pena que a Google não tenha comprado a CMVP pois poderia ter havido alguém capaz de desenvolver um símbolo, como hei de dizer... Mais simbólico!
Ainda vão a tempo de refazer o erro pois uma Ilha com quase 600 anos de História e potencial para outros 600 merece MUITO mais...

ps: Por curiosidade deixo o link do Município das Lajes do Pico

29 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Epá só para te reavivar a memória, sabes quais são as cores das freguesias?! São essas que ai estão estampadas, sabes o que significa, nem fazes a puta da ideia, mas digo-te já, é o abraçar das freguesias em prol do municipio, e mais não vamos "vender" o municipio mas sim a ilha e para tal já há um campanha por fora. Um pouco fraco da tua parte falares daquilo que não sabes.

Pedro Vieira

6/09/2010 2:06 da manhã

 
Anonymous Anónimo disse...

A google copiou a windows, já agora pela ordem de ideias que tiveste ai tb posso dizer algo do género.

6/09/2010 2:11 da manhã

 
Blogger Curawong disse...

Olá Pedro,

Felizmente posso afirmar que me encontro mais que à vontade para falar sobre as cores das freguesias, da História da nossa Ilha, arquipélago ou mesmo do país se assim o entender...

Em relacção ao post sobre o novo símbolo do Município de Vila do Porto, penso que qualquer pessoa tem direito a uma opinião, independentemente da cor, credo ou outra posição pessoal, portanto também tenho direito a uma.
Do símbolo em concreto, achei-o um pouco simplista embora conhecedor do significado das cores e com a percepção do formato do mesmo. Num mundo onde se procura primar pela diferença e originalidade, na minha opinião, e volto a frisar, opinião, esta não é a melhor oferta para o Município.

Por fim e para finalizar, pelas mais diversas razões, não me é possivel acompanhar com mais pormenor e frequência, as campanhas, eventos ou promoções efectuadas na Ilha, sendo apenas do meu conhecimento o conteúdo que as entidades responsáveis pelos mesmos, libertam para público. A acrescentar tenho, que apenas falo daquilo que possuo algum conhecimento.

De qualquer forma, perdoa-me pela curta resposta, muito obrigado pela tua visita e opinião sobre o assunto.

Cumprimentos,
Emanuel Batista

6/09/2010 6:48 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

As opiniões são como os cús, cada um tem o seu e dá se se quiser. Mas acusar de plágio é um pouco mau, informa-te de tudo e depois fala.

Não tenho problema nenhum em receber uma crítica, até agradeço, mas comparar-me com um puto de 4 anos que não sabe o que faz é um pouco diferente.

Talvez se tivesses vindo falar cmg primeiro, ouvias a minha justificação e dps então expressavas a tua opinião já sabendo do que se passa, e o significado da coisa, talvez tinhas mais fundamento.

Isso que ai tá não é uma opinião, mas sim um "bota abaixo".

Se não sabes da campanha que anda por ai informa-te, não te ficava mal, já que conhecimento não ocupa espaço e o teu parece-me bastante vago.

Só a minha opinião.

6/09/2010 7:39 da tarde

 
Blogger Curawong disse...

A princípio não estava a perceber o porquê de tanta hostilidade, mas agora posso depreender que tiveste alguma coisa a haver com a génese da nova imagem do Município.
Infelizmente parece-me que houve da tua parte uma má interpretação do texto.

Em primeiro lugar, em nenhuma altura acusei nada nem ninguém de plágio, apenas apontei o facto das cores e a organização das mesmas serem muito utilizadas noutros contextos, logo fazendo da composição das mesmas algo repetitivo e já muito visto, o que por acaso até são as cores p. ex. da Google.

Quanto à tua dita capacidade de receberes críticas, bem, tendo em conta o teu texto acho que ainda tens um longo caminho a percorrer... E se consideras uma crítica pessoal como um "bota abaixo", apenas posso assumir que não estás no mercado de trabalho há muito tempo.

Em relação a campanhas e outros "affaires", como já disse anteriormente, é do meu conhecimento apenas o que é libertado para o público. Vejo o produto final como é normal ser... Até porque não pertenço a nenhum grupo previligiado com acesso a tudo o que se passa/faz na ilha e nem o pretendo.

Sou apenas um amante da minha ilha que acompanha como pode a sua evolução.

Quanto ao meu conhecimento por ti considerado "vago", apenas tenho a dizer que neste assunto não sou obrigado a saber mais do que me é transmitido pelas entidades responsáveis pelos projectos. Já num sentido mais vago da palavra conhecimento, caro Pedro não tenho qualquer problema em discutir qualquer assunto contigo...

Para finalizar, interessante a tua frase final encaixar perfeitamente no princípio do teu discurso.


Cumprimentos,
Emanuel Batista

6/10/2010 1:45 da manhã

 
Anonymous Anónimo disse...

esta é para o Pedro. (agradecia que publicasses).

Realmente a ideia de 4 freguesias a abracarem-se à volta do municipio é valida, Contudo posso levantar a questão; Mas não são 5 freguesias?, onde está a 5 côr???
Ignorância ou leviandade.
Depois relamente concordo com o E.B. se não é plagio está lá mto perto. (e tambem é só a minha opinião)

Agora o que não se compreende é o porquê de tanta agressividade qdo se é questionado? parece-me outros tempos querem calor-nos á força, ou será medo de perder o tacho.
Sim o "Tacho" pq agora tudo o qua a Camara faz em termos de imagem fá-lo com o Pedro Vieira, o autor do "Olha o futuro" (o teu futuro Pedro).
Mas enfim, contudo isso é fraca a imagem, como é petulante comparar Santa maria às Caraibas (deixa-me rir, J.Palma

Jose António Sentido (com a) Camara (porque tambem tem uma empresa de disgne e nunca foi consultado)

6/19/2010 2:41 da tarde

 
Blogger Curawong disse...

Ao Anónimo das 6/19/2010 2:41 PM:
Volto a repetir que em momento algum insinuei que havia plágio, e quanto a este assunto escuso-me a mais explicações pois sobre o mesmo penso que já foi tudo esclarecido num post anterior.

6/19/2010 11:04 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

Em primeiro lugar a cor da 5ª freguesia é o cinzento que faz parte do lettering, talvez ignorância ou falta de visão por ai, é provável.

Depois em relação a Santa Maria comparada às Caraibas, não é um trabalho meu, mas sim da HDG Açores, que ficou a cargo de construir toda a imagem e o portal www.exploresantamria.com. Por isso não me parece que seja tacho, e se for hei-de usá-lo como todos os socialistas o fizeram até hj.

Pedro Vieira

6/20/2010 1:48 da manhã

 
Anonymous Anónimo disse...

Tens uma empresa de disgne!!! Parece-me bem, mas eu sou mais da área de design.

6/20/2010 1:49 da manhã

 
Anonymous Anónimo disse...

Essa história dos tachos dava uma boa açorda...

6/21/2010 5:21 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

disgne ou design

Pois aí é que é mesmo uma questão de opinião.
Dizes ser uma empresa de design a mim parece-me mais disgne.

J.A.

6/21/2010 5:26 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

Neste assunto tenho de concordar com o emanuel.
O novo simbolo do municipio ate esta engraçado, mas percebo a comparação com a google. É um emblema sem alma, parece mais um aplicativo da internet do que o simbolo de uma ilha, de um povo.
E realmente apos uma pequena pesquisa por entre os maiores municipios açoreanos também posso dizer que este nosso simbolo nao abona nada em favor da criatividade.
Enfim, são gostos...

P.L.

6/28/2010 9:39 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

Por causa de uma historia de Logos houve um prof. de belas artes que disse: Pensem no logo da Nike..akilo não tem nada de especial é um rabisco. Teve de haver muito trabalho de marketing (esta é para o curawong) e bons produtos por trás para transformar aquele rabisco num icone reconhecido a nivel mundial.

Por isso, gostem ou não do Logo não vai ser o Logo a transformar Santa Maria num destino de férias..

tenho dito..

6/29/2010 9:26 da manhã

 
Anonymous Lábi disse...

óh Vieira, tu quando não tás metido nas coisas és o primeiro a falar mal. Agora o Emanuel dá aqui a sua opinião, num blog casual, ficas todo chateado!!!

Toma juízo então...respeita os outros, se queres ser respeitado!

Deves pensar que todos os teus trabalhos vão ser perfeitos? Tás enganado...e mais digo, não aprendas agora que vais longe...

Na minha opinião, isso mais parece o símbolo de uma empresa que sei lá o quê...porque se percebes tantos de design gráfico, sabes que a google tem uma grande imagem para TODO o mundo, e que essas cores tão associadas, dessa forma, à google, e até mesmo à Microsoft!!!

Se metesses o símbolo dos jogos olímpicos, mas com as cores das freguesias, pela tua lógica, ficava lindo, pois representam as freguesias. Mas não basta!

Tacho tacho...falam falam...fazem igual e ainda admitem!

Isso é que é giro...

6/30/2010 3:28 da manhã

 
Blogger Curawong disse...

Concordo que o "Swoosh" da Nike não passa de um rabisco.
A Nike é "a" História de sucesso, uma história que começou a ser desenhada na década de 70, outros tempos que em termos de marketing nada tinham a haver com os nossos dias. E sim, o rabisco da Nike (aliado ao bom marketing e claro bom produto) serviu o propósito de promover um produto, que na altura era uma marca de calçado.
Mas não vamos confundir as coisas, lá pela Nike ter um rabisco não quer dizer que também tenhamos um em vez de um símbolo de deva algo à criatividade.

7/02/2010 12:00 da manhã

 
Anonymous Anónimo disse...

Acho que o simbolo serve perfeitamente o propósito. e não é que depois de explicado até tem conteúdo? uma imagem limpa, digna e muito mais leve que uma heraldica, essa sim carregada de significado mas que nessas coisas da imagem não é muito práctica. Não percebo a indignação, nem as comparações. Se formos picuinhas a esse ponto estamos todos a copiar-nos uns aos outros. Estou totalmente de acordo com quem diz que não será um logotipo a fazer todo o trabalho, mas uma boa imagem ajuda muito e esta que aqui mostram não fará nada que ponha o trabalho dessa câmara em maus lençois. tenham calma... e não sejam injustos com pessoas que não conhecem. Toda a gente tem direito a uma oportunidade.

7/02/2010 2:25 da manhã

 
Anonymous Anónimo disse...

Para o Anónimo das 6/29/2010 9:26 AM:
O "Swoosh" da Nike é inspirado numa das asas da deusa grega da vitória com o mesmo nome, Nike. E custou 35 dollares em 1971, se não me engano.
Mas a diferença entre um logo para uma nova empresa, como foi o caso da Nike em 1971, é que te não tens de preocupar com a história da marca, mas sim em criar uma identidade forte que seja facilmente reconhecivel e que tenha sempre algo que a diferencie da concorrência. Enquanto que quando pegas numa empresa com historial é completamente diferente, sem falar que é um processo bastante mais moroso e complicado.
Penso que há alturas que devemos ignorar um bocado os professores e não fazer nossas as suas palavras, iniciativa própria de estudar também ajuda. A Nike no ínicio também não sabia se ia ter sucesso, sapatos feitos numa máquina de waffles lol, mas com marketing e um produto vencedor conseguiu chegar onde estão hoje. Até porque o "Swoosh" só foi registado como parte integrante da marca em 1995.
No caso de Santa Maria, esta só se irá transformar num destino de férias se todos os marienses remarem para o mesmo lado, o primeiro passo de criar os materiais de venda turistica para que isso aconteça está dado. Agora os marienses tem de produzir e defender um produto com qualidade.

Fun Fact: a senhora que está na Taça dos primeiros Mundiais de Futebol é a tal deusa amiga da Nike.

7/02/2010 9:36 da manhã

 
Anonymous Anónimo disse...

Dizerem que um logo não é importante é dizer uma grande barbaridade, o logo e a imagem de uma empresa é a primeira coisa a comunicar com o possivel consumidor/cliente.
Portugal tem muito para aprender nesse sentido, aqui acham todos que é algo com pouca importância, e que qualquer um que sabe mexer no photoshop faz design, quando branding nas grandes capitais económicas do mundo é pago a peso de ouro.

7/02/2010 1:56 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

Bem que grande discussão que aqui vai. Pelo menos é sinal de que tou vivo.

Lábi, ao menos quando falo dou a cara, n ando aqui a falar em anónimo.

Em relação ao logo, eu tenho de me justificar é ao cliente, e se o cliente aprovou, basta-me, para poder dizer que o trabalho foi cumprido.

Nesta área infelizmente há sempre esse problema, de ser parecido com alguma coisa e não agradar a todos.

Hoje em dia ser criativo não é muito fácil, mas estou disposto a novas ideias. Irá haver uma apresentação de toda a imagem do município com data ainda por agendar, mas será aberto ao público. Desde já fica o convite para todos vós, e ai, talvez, mudem de opinião.

Mais uma vez, ao menos identifiquem-se para poder falar convosco, e receber as vossas criticas.

Quando falo "mal" não escondo e digo a quem devo dizer.

Pedro Vieira

7/02/2010 5:42 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

eu pessoalmente penso que o produto é o mais importante...e muitas pessoas devem concordar comigo..não compro roupa, comida, viagens, etc...por causa de logos...lol tlv por causa de publicidade...

Quanto a ideia do logo da nike..nem sabia nd de historia nem quero saber..só coloquei aqui porque eu e muitas pessoas estiveram no "papel de cliente" e tb não gostavam dos logos criados. Pah..acontece..também não gostei da nova imagem da TAP e adorei a da SATA..mas se tivesse hipótese de escolha, escolhia easyjet ou ryanair...pq para o caso o que me importa é o preço..e não o logo de cada uma das empresas...

7/03/2010 6:29 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

Então vou-te explicar que quando uma empresa tem um logo bem construido normalmente tem um bom produto porque se preocupa com a imagem e qualidade, e contam-se pelos dedos maus logos associados a um bom produto. Mas fico à espera que me dês bons produtos com mau logotipo. Em relação aos gostos de logotipos não vou entrar por aí porque gostos não se discutem.

7/03/2010 9:27 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

Concordo com o Pedro, grande discussão! Mas não enchas o peito pq ninguém está a falar de ti, mas sim do logo da CMVP.
já vi que toda a gente tem qq coisa a dizer e eu tb vou dizer o que penso.
O simbolo está engraçado pode servir o proposito, mas estou de acordo com o curawong qd diz que podia estar melhor.
Essa do tacho ficou-te mal Vieira e sim, todos têm direito a uma oportunidade. Vamos ver a aceitação do publico.
Agora em relacção à discussão dos anónimos no tema da nike:
Para quem vem com tanta sapiência invocar o nome do professor de belas artes com a história da Nike para logo a seguir declarar que não lhe interessa para nada, já nos fizeste ver que a tua sensibilidade para questões de marketing é 0 (zero)!
Em relacção à tua comparação entre a sata tap e as low cost, também já nos elucidaste do teu sentido de mercado mercantil, no qual não estás interessado num bom produto mas sim no que te fizer o preço mais baixo. Já agr se falas assim deve ser porque falas de cor e não conheces a realidade por detras de cada uma dessas empresas. como bom consumidor devemos sempre exigir o melhor produto ao melhor preço, que neste caso seria a SATA, companhia aéra da região que para alem de empregar muitos açoreanos, serve da melhor maneira possivel os seus passageiros.
É este o espírito necessário para desenvolver um mercado atractivo, e não um como o teu cuja a qualidade do serviço/produto é minorada em prol de ganhos financeiros!
Queres um produto de qualidade? Tens de pagar por ele, pela imagem e por todos os elementos que o compõe.
Pela tua linha de pensamento NUNCA há de haver quem venha a Santa Maria pois pelo mesmo preço pode ir para o méxico, cuba ou até para o brasil.
Volto a repetir, um bom produto requer um bom preço e claro uma boa imagem:)

R.C.

7/04/2010 12:29 da manhã

 
Anonymous 25 de Abril = Censura abolida disse...

Emunuel não deixes de dar criticas só porque o pedrinho começou a ficar todo nervoso e começou a falar mal de todos que estavam contra ele.

7/09/2010 2:17 da tarde

 
Blogger Curawong disse...

Felizmente tenho a minha vida muito bem resolvida e com certeza não serão meia dúzia de palavras ocas escritas por quem quer que seja que me farão deixar de me pronuciar e defender as minhas ideias, ainda que possam não agradar a toda a gente.

Obrigado pela tua visita,

Emanuel Batista

7/11/2010 6:10 da tarde

 
Blogger Curawong disse...

Ainda sobre este assunto e penso que para finalizar esta longa discussão que aqui se instalou quero apenas esclarecer uma coisa que parece não ter sido bem entendida.
Eu respeito o trabalho desenvolvido por todos, mas isso não quer dizer que tenha de gostar dele. Neste caso em especial, respeito o valor do trabalho desenvolvido pelo Pedro, mas mais uma vez repito, não tenho de gostar. Ainda não tive oportunidade de lho dizer pessoalmente, mas direi assim que o vir, como também lhe darei os parabéns por ter sido uma escolha mariense para a elaboração do mesmo.

Para finalizar, infelizmente tenho a noção de quem escreveu como escreveu no blog do comparar a tentar negativar a minha imagem são as mesmas pessoas que me cumprimentam com um sorriso nos lábios na rua.

Emanuel Batista

7/11/2010 6:45 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

Só agora é que o pedro começou a assinar os seus comentarios nos blogs,bei bei bei...Emanuel desta vez dou-te razão, é a tua opiniao...e vivemos numa sociedade livre...ja agora óh pedro tão novo e ja a falar de tachos, tão abertamente...tens as costas quentes!!!

7/11/2010 11:00 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

Primeiro de tudo o logo é mau e o site é terrível.. E como dizes que estás atento a tudo ao que se passa em Santa Maria preferiste chamar amador ao Pedro Vieira e dar o benefício da dúvida ao teu amigo Bruno Carvalho.. A tua opinião é válida mas um pouco suspeita..

7/12/2010 7:28 da tarde

 
Blogger Curawong disse...

Ao anónimo 7/12/2010 7:28 PM

Atenção, eu nunca disse estar atento a tudo o que se passa em Santa Maria, até porque se o estivesse saberia antes do meu post inicial que o Pedro tinha sido o autor do logo. O que só posteriormente vim a saber.

Não sou de crítica fácil e gratuita como alguns que por aí andam e nem se dignam a identificar.
Acompanho a evolução da minha ilha como posso, infelizmente à distância, e expresso a minha opinião sempre que acho apropriado.

Sim pode achar a minha opinião suspeita, uma vez que o Bruno faz parte do meu grupo de amigos mais próximos( o que facilitou o contacto uma vez que lhe transmiti a minha opinião directamente), mas isso não faz com que o Pedro, que é alguém que já conheço há muitos anos, seja melhor ou pior profissional. (Um aparte: o Bruno é um dos criativos de uma das empresas responsáveis pelo site)

Estes assuntos de imagem estão sempre associados à componente do gosto pessoal, desnecessário será repetir "que os gostos etc...".

Agora desenganem-se aqueles que apregoam espontaneamente que pelo "Kuda" ser meu amigo que gosto imediatamente de todo o seu
trabalho e que ele seria a melhor opção para todos os projectos possiveis e imaginários!
A diferença que há é o contacto e a comunicação entre ambos.
Quando lhe exprimo a minha opinião ele ouve, diz que está ou não de acordo e segue a sua vida. Não salta para arena a tentar trucidar quem estiver em desacordo.

Agora pergunto-vos eu:
"Gostavam que em relacção a um trabalho para o qual se esforçaram e deram o vosso melhor vos dissessem que não era bom o suficiente?"

Eu certamente não gostava, e de acordo penso que estaremos quando digo que ninguém gostaria. Portanto percebo a indignação de muita gente. A diferença está na postura que se assume na defesa e posterior argumentação do mesmo.

Já agora que estou numa de perguntas...
A todos aqueles que se prontificam para comentar este post:
"Já conheciam o meu blog?
Conhecem o teor da minha escrita?"
Pois permitam-me que vos ilucide.

O curawong.blogspot foi criado com o intuito de ser um espaço que promovesse através dos meus posts: o interesse, boa disposição e o debate.
Não sou nenhum Guru em qualquer actividade, nem autoridade para excomungar ninguém, nem o quer que seja. Nem o pretendo ser!

São todos bem vindos a este espaço e livres de expressar a sua opinião, claro está, se esta se encontrar dentro dos limites da razoabilidade.


Obrigado pela visita,

Emanuel Batista

7/12/2010 9:28 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

https://www.pixellogo.com/logos/logo-1882

e

http://pevide.com/portfolio/portfolio-support-relation-items/

LOLLLLL

1/23/2015 7:22 da tarde

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial