sexta-feira, julho 21, 2006

Férias...

já as sinto, mais um raio dum exame e álabote pra Santa Maria!
Sei que ninguém têm paciência para ler posts longos e com mtas letras, mas que raio... lê quem quiser!

Hoje ao relembrar algumas das viagens, férias e tempo gasto em aeroportos, fui sistemáticamente confrontado com algumas imagens, que após isolamento e análise me permitiram o desenvolvimento de uma teoria:

"As Férias do Portuga"
(esta teoria não tem como objectivo ser uma análise depreciativa mas apenas uma constastação da dura realidade)

Aeroporto
É aqui que tudo começa, são imediatamente reconhecidos pela capacidade de armar confusão independentemente da sua localização ou situação!
Falam mais alto que qualquer outra pessoa, isto para que sejam vistos e que se note que vão viajar!

No avião para lá:
Para parecer muito moderno e muito rodados na onda de viajar de avião, o portuga comporta-se como se estivesse num autocarro de carreira em hora de ponta. Anda de um lado para o outro de pé. Encosta-se à cadeira de quem calhar. Senta-se nos braços da cadeira ao seu lado. Grita ruidosamente para manter uma conversa com a excursão de amigos e amigas que viaja com ele, sentados em pontos opostos do avião. E naqueles vôos de longo curso, onde o que eu só quero é dormir para não sentir a viagem passar, passa a noite excitadinho que nem uma criança à espera do Pai Natal. Gosto particularmente da fase da aterragem, onde todos batem palmas como se estivessem num circo. :D

No pequeno almoço do Hotel
Distinguir um portuga em férias antes de ele abrir a boca é um exercício penosamente elementar. Podemos distingui-los pelo belo calçãozinho de banho com padrão príncipe de gales, acompanhado pelas chanatas/chinelas, ou pelo sapatinho de vela com peúga de cor variada, dependendo do seu grau de sofisticação social. Mas se porventura já aprendeu a vestir-se decentemente há uma coisa que não falha: a quantidade inacreditável de comida que, no buffet, consegue transportar nos pratos. E a quantidade de vezes que repete. Se não repetir 3 vezes é porque está com azia da viagem.

Na Praia
Aqui continua ser fácil porque se comporta como se estivessem na Caparica ou Nazaré: berra que nem um desalmado, leva um lanchinho proveniente do pequeno almoço, e está sempre acompanhados por uma bola de futebol que insiste em chutar para cima dos outros (mais por falta de jeito do que intencionalmente). O que não leva bola passa o dia a chafurdar dentro de água, a dois metros da areia, numa actividade que considera tratar-se de snorkelling.

No Comércio Local
Não compra nada que não seja muito bem regateado. Não interessa nada se está a regatear preços miseráveis. De calculadora na mão, está disposto a negociar 5 cêntimos para orgulhosamente achar que não só não foi enganado, como enganou o pelintra que estava a vender o pechisbeque para comer a sua refeição diária. Claro que neste processo a chinfrineira é mais que muita...

No Avião de Volta
Regressa normalmente decorado com os artigos locais: o chapéu de palha ou feito com folha de palmeira pelo barman do hotel; a camisinha às flores; a t-shirt alusiva tipo «Yo estibe en Varadero»; O cabelinho entrançado à lá nativa; a tatuagem temporária no braço; todos com um bronzeado excessivo, próximo da insolação, meio inchado do sol e da bebida. O seu comportamento dentro avião é um remake do que fizeram à ida.


Nota: Que não se ofendam os possiveis ofendidos, e se se ofenderam... comentem!
Aos que este post nem aqueceu nem arrefeceu... comentem na mesma!

10 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Achei o post o máximo, sem dúvida o portuga nativo aqui decrito. Eu, que já viajei, poucas vezes mas o suficiente para ver tudo isto, mas uma coisa posso dizer e sentir-me até orgulhoso, sou discreto a viajar porque não o faço com os vizinhos todos atrás, e porque gosto de privacidade e de férias de verdade, não gasto dinheiro em mariquices e o que compro vem na mala, só penso que realmente os portugas não passam férias, cansam-se, para não dizer que gastam uma fortuna para sairem do páis 5 dias e depois passarem os outros 15 enfiados em casa a curar a insolação.

7/21/2006 11:35 da manhã

 
Anonymous Anónimo disse...

curawong, com este nick devo depreender que não és portuga, ou és jet set ou fazes auto-psicanálise, um tipo tão viajado que perde o seu tempo a analisar este comportamento dos seus outros semelhantes, ou não tem nada para fazer ou não se diverte nas suas viagens de férias como os outros, apenas os observa qual voyer.

7/21/2006 8:58 da tarde

 
Blogger Curawong disse...

Caro anónimo(a).
Sou açoreano de gema e tenho muito orgulho nisso!
O nick era uma longa história a qual não tenho tempo, nem paciência para discutir com quem nem um nome falso escreve...
Quanto ao post... enfim o que hei de dizer... aponte-me quais as imprecisões ou falsas verdades que possa ter escrito. Saberá bem o nosso(a) caro(a) anónimo(a) que uma mãozinha na consciência o(a) fará perceber que no fundo tenho razão no escrito!
Quanto à minha pessoa... Sou um humilde e rude sujeito que de jet nada set, a quem termos freudianos que enchem boca nada dizem.
Em relação ao meu divertimento em tempo de lazer, tenho a capacidade de extrair o máximo de diversão possivel das situações, reflexo disso é o meu divertimento comigo, com outros e com os outros!
Voyeur[falta um "u" lá no teu coment;)] que palavra mai linda! Sou culpado de tal acusação... mas quem não é, e nunca espreitou o vizinho para admirar a diferença ou semelhança? Sem observação não poderá haver reflexão e consequente crítica!
Bem e depois de um desmedido bláblá não cheguei a perceber... qual é o padrão do teu calção?!

NOTA: que sirva de referência para posteriores anónimos: Serão todos machos porque isto de escrever (a)(o) dá trabalho e sinceramente não devo assim tanta delicadeza a quem não a tem de se identificar.

Volte sempre:D
Emanuel Batista

7/21/2006 9:35 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

50 euros no Batista!!!

7/23/2006 1:24 da manhã

 
Anonymous Anónimo disse...

50 euros no Batista!!!

7/23/2006 1:24 da manhã

 
Anonymous Anónimo disse...

olha k podem nao saber kem é o batista LlOoooOlL

7/23/2006 11:13 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

eskecam lá o k disse pk ta assinado lololol

7/23/2006 11:13 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

Batistinha voto em ti...

jokitas Patrícia Rocha

7/25/2006 12:56 da manhã

 
Anonymous Anónimo disse...

Anonymous, com este nick devo depreender que não és portuga...

Desculpem, nao resisti :)

7/26/2006 5:38 da manhã

 
Anonymous Anónimo disse...

LlooooooooolL

7/28/2006 1:53 da manhã

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial