sexta-feira, julho 30, 2010

Fui ali e já venho...

Em 2006 Carlos Sainz fez 56’20”, Carlos Sousa demorou umas 59', eu vou levar 4'10'' :)

Até já!

domingo, julho 25, 2010

Um caso sério


A controversa pesca da mancha!
Conhecida entre nós e já referenciada tanto no Correio dos Açores como na RTP-A como causa de conflito entre pescadores.
Embora legal, este tipo de pesca porpociona que os armadores controlem o peixe que compõe a mancha. O problema real é que este domínio sobre o pescado leva a que em acordo e de um modo quase mafioso, alguns armadores revezem-se de modo a que só pesque uma certa frota.
Isto sim, põe em causa o meio de subsistência de muitas famílias.
Será que fica por aqui?!

quinta-feira, julho 22, 2010

Windguru (editado)


Para quem não está dentro do assunto, o windguru é um serviço especializado em previsões meteorológicas, no qual até há bem pouco tempo Santa Maria fazia parte da lista de locais monitorizados.
Sem que nada o fizesse prever Santa Maria "desapareceu do mapa" do windguru, o que a meu ver é um passo atrás na informação, tanto dos locais como do visitante.

Já escrevi para a windguru a pedir a reposição dos dados sobre Santa Maria. Se como eu acha que seria importante "voltarmos" a fazer parte deste serviço, um simples comentário escrito em inglês poderá ajudar. Talvez juntos conseguiremos fazer a diferença e voltar a "meter Santa Maria no mapa".

A resposta foi mais rápida do que estava à espera.

Hi Emanuel, Santa Maria is on the list for along time:http://www.windguru.cz/int/index.php?sc=155127 The only problem was that it was not correctly entered into the Azores region. I have repaired now.
Regards!
Vaclav

segunda-feira, julho 19, 2010

Roteiro

É sempre agradável encontar a nossa ilha mencionada na imprensa. Desta vez dei de caras com o Roteiro8, um suplemento que integrava a revista Visão.
Apesar de se poderem encontar neste guia alguns erros, omissões e gafes nos dados sobre a nossa ilha, achei simpático encontar mais uma vez Santa Maria nas páginas da imprensa nacional.

Por outro lado:
Podiam ao menos confirmar a veracidade e exactidão dos artigos que compõem... Mas pelos vistos nem se dão ao trabalho!!! "Good job Visão"









segunda-feira, julho 12, 2010

"The Azores: or the Western Islands."

As nossas ilhas vistas pelos olhos dum britânico do final do séc XIX.
O documento intitulado "The Azores: or the Western Islands."(1886) de Walter Frederick Walker retrata um pouco da nossa história e situação social da época.
Para quem estiver interessado deixo aqui algumas passagens do livro, bem como uma cópia das páginas sobre Santa Maria.


"The archipelago of the Açores, or as our sailors prefer to call them, the Western Islands(...)
They consist of nine islands, Sao Miguel, Santa Maria, Terceira, San Jorge, Pico, Fayal, Graciosa, Flores and Corvo (...)
According to the last census of 1878, the population of the Açores amounted altogether to 259,790, made up as follows :

Sao Miguel, 119,933; Santa Maria, 6,338; Terceira, 45,026 ; Graciosa, 8,321 ; San Jorge, 18,272 ; Fayal, 24,962 ; Pico, 26,396 ; Flores, 9,662 ; and Corvo, 880.
The whole of them, with the exception of Santa Maria,which appears to lie outside the focus of disturbance, show evidences of comparatively recent volcanic activity."